Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Olhares Azuis

Aqui por casa, 7 pares de olhos azuis.

Olhares Azuis

Aqui por casa, 7 pares de olhos azuis.

Educação ou falta dela!!

Ora depois de ver não sei quantas o filmezinho da "cena da aula de francês na escola do Porto" na televisão e não só, que demonstra a falta de educação dos jovens (apesar de também não ser velha) venho dar a minha sentença. Se eu fosse professora daquela aluna ou de outra qualquer , e que me colocassem naquela posição, a verdade é que a minha carreira de docente teria acabado naquele momento. Sim, que eu por acaso até tenho a mão bem pesada, e eu teria me passado dos carretes...ou seja, teria pregado uma grande BOFETADA naquela cara linda que tanto queria o seu telemóvel de volta.

Todos sabemos que o que aconteceu naquela sala de aula é apenas uma das pequenas "incidências" que acontecem nas escolas de hoje em dia. A violência de aluno para professor é bastante grande, e o que se vê neste filme nem é nada de mais comparada com situações de ameaça com tesouras, canivetes e outras "armas" que os alunos de hoje em dia levam para as aulas .
A humilhação da professora é realmente enorme!!! Principalmente depois do vídeo ser divulgado...
Antigamente só de se ser canhoto levava-se  réguadas, já hoje em dia se um professor tem a IDEIA de ameaçar um aluno vem logo o papázinho defender o filhote inocente que nunca tem culpa de nada para colocar o professor fora daquela escola. Pois...ou 8 ou 80. Os professores de hoje em dia têm pouca, ou melhor, NÃO têm autoridade nenhuma sobre os seus alunos. E isso vê-se desde a creche...sim desde a creche.

Na escola da minha filha houve um caso de uma educadora que, no meio de uma explicação qualquer sobre uma ficha de trabalho, desabafou um "Oh PALERMA" ao  miúdo de 4 anos de idade . Este desatou num pranto...e a educadora pediu desculpa, disse-lhe que tinha sido sem querer. Qual o espanto da educadora quando no dia seguinte tem o pai da dita criança com uma cara de zangado por ter OFENDIDO o filho!!! Parece inacreditável mas é verdade...já quando essa mesma criança  bate nos colegas...temos de entender que é pequenina ....que não entende e não faz por mal.


Tudo isto para dizer o quê...que a culpa de muita , não toda mas muita falta de educação existe devido aos PAIS dessas lindas crianças. Porque hoje em dia os pais não têm tempo nem disponibilidade para estar com os filhos, então vão compensando com a condescendência a todos os níveis.Não vão passar o pouco tempo que têm em  família a "ralhar" ou chamar a atenção arranjando muitas vezes discussões...o resultado está à vista.

Tenho uma menina de 3 anos que está numa sala em que os meninos coitadinhos quando fazem mal  não percebem...e quando dizem asneiras, sim asneiras das Grandes, também não percebem. Eu realmente tenho um Génio em casa, sim!!! Um génio!!! É que a minha filha de 3 aninhos sabe o que é fazer mal, sabe que não se dizem asneiras e o porquê. E agora eu pergunto:

A culpa é dos miúdos que não sabem? Ou dos pais que não querem?

E já agora mais uma perguntinha...eu até levei umas quantas palmadas, estou viva, sem sequelas e sem marcas. Parece que até sou bem educada...
Será que uma palmada poderá realmente afectar psicologicamente uma criança?

A minha resposta: A E. já levou palmadas...está bem e adora-me!! É bem educada e feliz...E ai dela que algum dia falte ao respeito a um professor ou a qualquer outra pessoa que se dê ao respeito!!!!

 O G. acrescenta: A impunidade e a protecção dos menores em relação aos professores está a prejudicar mais do que ajuda. Eles crescem sem noção de respeito e não têm noção do seu lugar na Sociedade, nem como se comportar Nela.


C.

2 comentários

Comentar post