Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Olhares Azuis

Aqui por casa, 7 pares de olhos azuis.

Olhares Azuis

Aqui por casa, 7 pares de olhos azuis.

Sorte...Azar

Lembrei-me hoje de uma discussão que tive há cerca de 2 anos com um tio da C. Tirou-me do sério na altura, ainda me dá um arrepio quando me lembro da conversa, e continuo a passar-me da cabeça quando esse assunto vem a discussão.

 

Ora dizia ele, 40 e muitos anos, solteiro e "pouco rodado", ainda no início da conversa, que eu e a C. tinha-mos sorte de a E. ser calminha e educada. 10 minutos depois, falando de um dos colegas da E., os pais já tinham culpa de o miudo ser desobediente e mal-educado.

 

PORRA!

 

Resumindo, se a criança é educada, foi sorte. Se é mal educada, foram os pais que falharam!

 

Na cabeça daquela pobre alminha (e, como me vim a aperceber mais tarde, de muitas outras alminhas ), os pais nunca têm mérito de ter um filho bem educado, nem azar de terem um mal educado.

Para ele, a criança já vem ensinada quando nasce, e os pais nada têm a fazer, senão encolher os ombros e aceitar o que vier.

 

Não serve de nada um ambiente familiar saudável, disciplina, horários, carinho, calma, educação, COERÊNCIA nas atitudes. Nada disso serve.

 

Ora bolas. Andei eu e a C. a educar a E. e o J., e afinal apenas tivemos "sorte".

 

Pelo que tenho visto, não é só neste assunto que as alminhas têm este tipo de opinião...Ao que parece, em Portugal, o que interessa é andar na média. Ser melhor é que não! Ter mérito? Nem pensar!

 

Mentalidadezinha da treta!

 

Raizosparta.

4 comentários

Comentar post