Museu Ciência Viva do Lousal e Museu Mineiro
Pegaram nas ferramentas usadas pelos mineiros. Estas, eram as de quem trabalhavam na central eléctrica. Pequeninas, ahahahah, e levezinhas!!! ( NOT!)
Por lá pode ver-se uma ala só de maquetes feitas pelos arquitectos e engenheiros ( pois nessa altura não haviam computadores claro!) para explicar como fabricar os edifícios :
A visita é guiada, explicam todo o processo da extração do minério ( neste caso Pirite), vimos um filme/documentário com a promoção/publicidade do trabalho minério da altura ( para chamar trabalhadores para o Lousal), explicaram também as condições de trabalho, o funcionamento das máquinas na central eléctrica.
Na zona de irmos ao cinema, havia um corredor de Ciência no Cinema .
A outra parte do museu é mais virada para os mais pequenos. Fazem diversas perguntas em jogo sobre materiais existentes nas nossas casas, dividido por zonas de casa ( e tem divisões miniaturas em exposição). A E. ficou admirada com o peso dos antigos ferros de engomar ( 15kg + o carvão).
E tem também uma mina miniatura para poderem brincar, e claro que passaram lá bastante tempo!!!
Existe depois uma zona "laboratório do minério" com os minérios para poder analisar com microscópio, responder a perguntas, e muitas outras actividades.
Nota : As fotos foram tiradas por nós, tanto adultos como crianças portanto desculpem se por vezes estão desfocadas ou tortas, alguns de nós têm de ganhar prática .